terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Por que trabalhar com a Região Nordeste com imagens e músicas? Uma proposta de metodologia.

Olá pessoal!
       Hoje a postagem se refere a Região Nordeste, que foi o nosso tema da disciplina Estágio IV. Nesta disciplina fomos responsáveis por elaborar um projeto dentro da escola, e com os alunos sendo os sujeitos ativos do projeto. 

       Então, nossa proposta foi a elaboração de "geoclipes", que basicamente em linguagem digital, trata-se da junção de imagens com alguma musica, um slide. É claro, voltados para o ensino de geografia.
       A ideia dessa etapa do estágio, foi devido às observações feitas ao longo de dois anos de estágio na mesma escola, na qual percebemos a rotina de metodologias em sala de aula. E tentando melhorar e inovar, além de chamar atenção dos alunos para os assuntos geográficos, buscou-se trazer uma metodologia diferenciada do que eles estavam acostumados a ver. Neste viés, procuramos usufruir da sala de informática da melhor forma possível, ou seja, utilizar os computadores para a criação de geoclipes. 
Essa experiência aconteceu com os alunos do primeiro ano. Nos quais, escolheram como interprete, o eterno Luiz Gonzaga. Veja a baixo os resultados obtidos.
Este primeiro geoclipe, trata-se da questão cultural da região. Valendo ressaltar que este estágio foi realizado na cidade de Campina Grande - PB, os aluno mostraram o local, ou seja, a sua cidade.

   Este segundo, refere-se as migrações dos nordestinos, que foi, e que ainda é bastante marcante. 


    O terceiro e último geoclipe, inicialmente abordaríamos os fatores climáticos, mas os alunos enfocaram basicamente a questão da seca e da migração de retorno. 
    Bom, espero que tenham gostado do trabalho dos nossos alunos.
Obrigada! 
Anteciosamente, Graciele Dias e Bárbara C. P. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário