Hoje a postagem se refere a Região Nordeste, que foi o nosso tema da disciplina Estágio IV. Nesta disciplina fomos responsáveis por elaborar um projeto dentro da escola, e com os alunos sendo os sujeitos ativos do projeto.
Então, nossa proposta foi a elaboração de "geoclipes", que basicamente em linguagem digital, trata-se da junção de imagens com alguma musica, um slide. É claro, voltados para o ensino de geografia.
A ideia dessa etapa do estágio, foi devido às observações
feitas ao longo de dois anos de estágio na mesma escola, na qual percebemos a rotina
de metodologias em sala de aula. E tentando melhorar e inovar, além de chamar atenção dos alunos para
os assuntos geográficos, buscou-se trazer uma metodologia diferenciada do que
eles estavam acostumados a ver. Neste viés, procuramos usufruir da sala de
informática da melhor forma possível, ou seja, utilizar os computadores para a
criação de geoclipes.
Essa experiência aconteceu com os alunos do primeiro ano. Nos quais, escolheram como interprete, o eterno Luiz Gonzaga. Veja a baixo os resultados obtidos.
Este primeiro geoclipe, trata-se da questão cultural da região. Valendo ressaltar que este estágio foi realizado na cidade de Campina Grande - PB, os aluno mostraram o local, ou seja, a sua cidade.
Este segundo, refere-se as migrações dos nordestinos, que foi, e que ainda é bastante marcante.
O terceiro e último geoclipe, inicialmente abordaríamos os fatores climáticos, mas os alunos enfocaram basicamente a questão da seca e da migração de retorno.
Bom, espero que tenham gostado do trabalho dos nossos alunos.
Obrigada!
Anteciosamente, Graciele Dias e Bárbara C. P. Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário